Definição: a palavra "Topografia" deriva das palavras gregas "topos" (lugar) e "graphen" (descrever), o que significa, a descrição exata e minuciosa de um lugar. ... Compete ainda à Topografia, a locação, no terreno, de projetos elaborados de Engenharia.
Qual o objetivo de um levantamento topográfico?
É ela quem vai fornecer uma representação dos pontos do terreno, assim como acidentes geográficos ou outros detalhes do relevo. Através desse levantamento topográfico é possível localizar e avaliar todas as características do solo, com o objetivo de determinar a posição relativa de pontos na superfície.
Quais são as áreas de aplicação da topografia?
Aplicações da topografia
construção civil;
urbanismo;
geologia;
oceanografia;
mapeamentos de relevo;
medições de propriedades.
Quanto custa o serviço de topografia?
O preço do levantamento topográfico dependerá, principalmente, das dimensões e condições do terreno. Normalmente, um levantamento topográfico pode custar entre R$ 3.000 e 3.600.
Como fazer a topografia do terreno?
6 dicas para realizar um levantamento topográfico de qualidade
Comece pelas normas técnicas. ...
Defina o escopo e os requisitos do projeto. ...
Tenha um pré-projeto em mãos. ...
Defina o método e os equipamentos mais adequados. ...
Invista em qualidade e tecnologia. ...
Entregue um levantamento topográfico de qualidade.
Como funciona o levantamento topográfico?
Em linhas gerais, o levantamento topográfico consiste em mapear as características da superfície de um terreno, representando-as por meio de plantas topográficas. Esse trabalho pode ser realizado com a ajuda de diferentes equipamentos, escolhidos de acordo com o tipo do terreno e o nível de precisão necessária.
Em qual tipo de levantamento topográfico é utilizado o nível?
Esse levantamento consiste na definição das alturas de um terreno. Esse método, conhecido por altimetria, registra o grau de declividade de um terreno. As curvas de níveis são representações em planta baixa dos pontos de um terreno que apresentam uma mesma altura.
Quando começaram os estudos sobre a topografia?
No entanto, os estudos específicos acerca da topografia começaram a crescer apenas no século XVII, com a invenção de alguns instrumentos importantes para as medições topográficas, como o barômetro (Torricelli), o cronômetro (John Harrison) e a luneta astronômica (Kepler), por exemplo.
Quais as partes da topografia?
A topografia divide-se, basicamente, nas seguintes partes: Topometria, que trata da medição de distâncias e ângulos de modo que permita reproduzir as feições do terreno o mais fielmente possível, dentro das exigências da função a que se destina o levantamento topográfico produzido com essas informações.
Qual a origem da palavra topografia?
A palavra topografia vem do idioma grego, em que topos significa "lugar" ou "região" e graphein significa "descrever" ou "descrição de um lugar". Os estudos da topografia também estão relacionados com o da cartografia, que é o estudo dos mapas.
Qual a importância de um mapa topográfico?
Assim, um mapa topográfico torna-se essencial para a implantação de obras de qualquer tipo, de projetos viários a edificações urbanas, auxiliando nos cálculos de desníveis e acidentes topográficos que, por ventura, possam vir a criar obstáculos para as obras em questão.