1. Sinal gráfico que não exprime som nem articulação, mas representa um objecto ou uma ideia . 2. [ Linguística ] Símbolo gráfico que, na escrita de algumas línguas, representa uma palavra, morfema ou frase, mas não cada uma das suas sílabas ou fonemas.
Um ideograma (do grego ιδεω - ideia + γράμμα - carácter, letra) é um símbolo gráfico utilizado para representar uma palavra ou conceito abstrato. Os sistemas de escrita ideográficos originaram-se na antiguidade, antes dos alfabetos e dos abjads.
Os pictogramas são sinais que, através de uma figura ou de um símbolo, permitem desenvolver a representação de algo. Certos alfabetos antigos foram criados em torno de pictogramas. Hoje em dia, os pictogramas são usados para transmitir uma mensagem de compreensão imediata. ...
Confúcio (551 a.C. – 478 a.
A escrita ideográfica baseia-se no uso de desenhos especiais chamados ideogramas, os quais têm por princípio representar só o significado, referindo-se a um pensamento não necessariamente de natureza linguística. Os desenhos foram trocados por símbolos que permitissem representar palavras de comunicação mais complexas.
Os ideogramas formavam o sistema de escrita de várias civilizações antigas, como a egípcia (os hieróglifos) e a maia, antes do surgimento dos primeiros alfabetos. Atualmente, os símbolos ideográficos ainda compõem determinados tipos de escrita do idioma chinês e japonês, por exemplo.
Hoje em dia, os pictogramas são usados para transmitir uma mensagem de compreensão imediata. ... Ou seja, em vários locais pode onde passamos ou os objetos que costumamos utilizar poderemos encontrar os pictogramas. E isso porque é possível representar praticamente qualquer objeto ou situação por meio desse sinais.