Comunicação normal entre dois vasos, dois nervos, dois espaços ou dois órgãos. Formação cirúrgica ou patológica dessa comunicação. Anastomose entre dois segmentos do intestino unidos de forma que as suas ondas peristálticas caminham em direções opostas.
Medicina/Odontologia/Biomedicina Também é o nome que se dá a uma operação cirúrgica que promove a união de dois vasos sanguíneos, duas partes do tubo digestivo etc. Um exemplo de anastomose cirúrgica é a gastroenterostomia: uma ligação, ou conexão entre o estômago e um segmento intestinal.
A anastomose corresponde a uma conexão entre duas partes do corpo humano. A mais frequente das anastomoses é a de vasos sanguíneos que se ligam naturalmente para formar novas vias de circulação sanguínea quando uma veia é rompida.
Anastomose: significa ligação entre artérias, veias e nervos os quais estabelecem uma comunicação entre si. A ligação entre duas artérias ocorre em ramos arteriais, nunca em troncos principais. Às vezes duas artérias de pequeno calibre se anastomosam para formar um vaso mais calibrosos.
A anastomose nada mais é do que a emenda cirúrgica feita entre o estômago reduzido e o intestino delgado. O recomendado é que ela tenha um diâmetro igual ou menor que 12mm.
Gastroplastia com anastomose gastrojejunal é uma cirurgia que predispõe ao desenvolvimento de úlcera marginal ou da anastomose entre o estômago e o intestino, causada pelaelevação da acidez gástrica. A incidência é variável entre 3 e 10%, conforme a técnica cirúrgica.
Introdução: A anastomose arteriovenosa latero-lateral é um procedimento complexo para acadêmicos de medicina, pois requer treinamento repetitivo.
A busca por anastomose impermeável tem sido objetivo constante nas cirurgias gastrointestinais. A deiscência anastomótica representa a complicação mais temida a que está sujeito o paciente submetido à cirurgia do aparelho digestivo.
Temos um exemplo bastante comum, como uma fístula arteriovenosa (FAV), onde é muito utilizado em procedimentos de hemodiálise. Esta anastomose ocorre uma ligação direta entre uma veia e uma artéria periférica de pequeno calibre.
Significa que houve uma "junção" (anastomose) entre a parte lateral do íleo (intestino delgado) com a parte terminal do cólon transverso.