Ele funciona da seguinte maneira: ligue o chuveiro no modo quente/inverno e feche a porta do banheiro para que o vapor se acumule dentro do cômodo. Depois, desligue o chuveiro e incentive a criança a inalar o vapor. Com isso, ela se acostuma com a ideia da inalação e de que ela não sentirá dor ou incômodo.
É preciso evitar que o bebê engula esse catarro. Para isso, quando o bebê tossir, você deve ajudá-lo a colocar o catarro para fora. Você pode fazer isso enrolando uma gaze esterilizada no dedo indicador e passando-a dentro da boca do bebê com muito cuidado. Assim, o catarro vai grudar na gaze e será mais fácil limpar.
Os medicamentos mais comuns de serem administrados pelo nebulizador são o soro fisiológico, corticoide e soluções broncodilatadoras. Eles atuam umidificando as vias aéreas, fluidificando e amolecendo as secreções, de modo que elas possam ser eliminadas pelo organismo.
Assim, com o uso de um aparelho silencioso, a criança pode até fazer a inalação enquanto dorme, aliviando os sintomas e promovendo maior conforto. Um nebulizador pode ser utilizado por qualquer pessoa, até mesmo por bebês pequenos.
Mas existem alternativas para tornar a inalação tranquila ou até mesmo divertida para crianças, como:
Para fazer a nebulização em casa, deve-se colocar no copinho do nebulizador cerca de 5 a 10 mL de soro fisiológico, posicionar a máscara próxima ao nariz e, então, respirar aquele ar. Deve-se manter os olhos fechados e estar sentado ou recostado em uma cama confortavelmente.
A mistura de água com meia colher de chá de sal para gargarejo é uma delas. Neste caso, a água salgada ajuda a diluir o muco, ficando, assim, mais fácil se livrar dele. Misturar pó de gengibre e mel é outra opção interessante. Uma colher de sopa do composto tomada várias vezes ao dia possui grande poder de cura.
A pediatra diz que a água é muito importante no combate aos sintomas da doença, por isso é preciso que as crianças tomem pelo menos um copo de água a cada três horas. "Porque a água é o melhor expectorante, afina o catarro, o que ajuda na sua eliminação. Não precisa nem de xarope", conta a médica.
A inalação por nebulização com soro fisiológico é um ótimo tratamento para a sinusite, gripes ou resfriados, pois ela ajuda a umidificar as vias aéreas e a fluidificar as secreções, desobstruindo as vias respiratórias, facilitando assim a respiração.
O salbutamol é um potente broncodilatador e possui o mesmo efeito do fenoterol (berotec) para tratamento da Asma.