Gravura nada mais é do que uma linguagem visual que representa um tipo de arte, como pinturas e relevos. Com essa técnica, a imagem é obtida por meio da impressão de uma matriz, na qual um desenho é gravado com uma ferramenta chamada buril.
A técnica da gravura em metal ou calcogravura ou calcografia começou a ser utilizada na Europa no século XV. ... Em 1796 Alois Senefelder descobriu as possibilidades da pedra calcária para fazer impressões e, após dois anos de experimentações desenvolveu a técnica da Litografia.
A gravura é uma técnica artística, na qual é possível imprimir várias cópias de uma imagem a partir de uma matriz. Em geral a numeração aparece no rodapé da gravura, da seguinte forma: 1/100, por exemplo, indicando o número do exemplar (1) e quantas cópias foram produzidas daquela imagem (100). ...
As mais conhecidas são: xilogravura (matriz de madeira em que são feitas incisões), litografia (matriz em pedra, trabalhada com óleo), gravura em metal (matriz em placa de metal, trabalhada com ácidos), serigrafia (vedação com estêncil, em processo fotográfico ou não).
Gravura é o termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem.
Gravura é um termo utilizado para nomear um conjunto de técnicas artísticas utilizadas para produzir imagens a partir de suportes duros.
A gravura provavelmente apareceu primeiro em Florença em 1440s. Vasari afirma que o também florentino Maso Finiguerra (1426–64) inventou a técnica. Artistas de Florença dessa época são Baccio Baldini e Antonio Pollaiuolo. Outros centros de gravura eram Ferrara e Mântua, onde trabalhava Andrea Mantegna.
O conceito de xilogravura surge apenas no século XX, sendo definido como a arte de se fazer gravuras em madeira ou a impressão obtida por meio desta técnica. Esta técnica segundo Herskovits (1986) surgiu na China, pois era utilizada para impressão.
A matriz da gravura recebe um processo de incisão (riscos ou gravações na superfície) formando assim um alto ou baixo relevo, onde a tinta será espalhada, obtendo-se assim dois possíveis tipos de gravura: em encavo (o sulco recebe a tinta e aparece como positivo no trabalho final) ou em relevo (a superfície em alto ...
Basicamente, constitui-se de telas montadas com naylon ou poliéster. A imagem será gravada com auxílio de uma mesa de luz, e produtos químicos que reagem à gravação da luz. Uma vez realizada a gravação da imagem, passa-se à impressão, utilizando-se um puxador de tinta.