O ambiente bagunçado também provoca doenças físicas. Diabetes, obesidade e males respiratórios estão entre elas. Uma vez que o homem é criador e criatura do ambiente em que vive, residências refletem o estado emocional, físico e mental de quem as habita.
A desorganização pode ser causa — ou sintoma — de problemas de saúde mental. Saiba: a desorganização pode ser um sinal de transtorno na saúde mental. Depressão, ansiedade e estresse estão entre os problemas relacionados a ambientes e tarefas confusos.
Se o apartamento é regularmente limpo e lavado por causa do medo de micróbios e sujeira, então é provável que a pessoa sofra de ansiedade. Às vezes, a limpeza simplesmente ajuda as pessoas inquietas a se afastarem de pensamentos desagradáveis, e é por isso que elas se encarregam disso.
A escritora americana Kerri Richardson afirma que os lugares onde você deixa a sua bagunça podem dizer muito sobre a sua personalidade. Confira. O livro sugere que quando a bagunça se concentra no armário, significa que você não quer se desapegar de uma lembrança nostálgica.
E, quanto mais problemas eles enfrentam, maior é a quantidade de estresse e dano mental que essas pessoas sentem. Com toda essa carga negativa, surge a tristeza — além, claro, da bela dose de baixa autoestima que surge do fato de viver em um ambiente desorganizado e bagunçado.
Isso porque a falta de limpeza e organização dentro de casa pode desencadear comportamentos compulsivos em seus moradores, o que contribui tanto para o estresse crônico quanto para o desenvolvimento de doenças como obesidade e diabetes.
Como uma pessoa desorganizada pode se organizar mais
É um comportamento um pouco diferente dos chamados acumuladores, que costumam colecionar muitos itens de um mesmo tipo de objeto, como jornais ou sacos plásticos. Já para os "superdesorganizados", qualquer coisa merece ser guardada, e aí, manter a casa arrumada se torna quase impossível.
verbo transitivo direto Pôr em ordem, seguindo alguns critérios; arranjar: arrumar o quarto, a cama.
Primeiro motivo da bagunça voltar O primeiro motivo possa ser porque você não fez um desapego e uma otimização eficiente dos itens no local. O que isso significa? Por exemplo: As roupas podem estar todas amontoadas num local e isso dificulta o retorno das peças após o uso.