Deve alimentar com ração para pintinhos, carne magra picada (acrescentar cálcio), folhas de alface ou "verdes" bem picadas e tenébrios e Neston misturado com água, jamais oferecer leite. Se não bicarem como se deve, tente "ensinar" com os dedos, pois eles imitam seus pais.
O quero-quero se alimenta de invertebrados aquáticos e peixinhos que encontra na lama. Para capturá-los, ele agita a lama com as patas para provocar a fuga de suas presas. Também se alimenta de artrópodes e moluscos terrestres.
Quero-queros defendem ferozmente seu território e são especialmente agressivos quando estão cuidando dos filhotes. Sempre que uma ameaça se aproxima, os pais emitem gritos de alerta. Ao ouvi-los, os filhotes sabem que devem permanecer abaixados, junto ao solo, para ficar menos visíveis.
Hábitos do Quero-quero: Costuma viver em banhados e pastagens; é visto em estradas, campos de futebol e próximo a fazendas, frequentemente longe d'água. O Quero-quero é sempre o primeiro a dar o alarme quando algum intruso invade seus domínios.
Eduardo Carrano: Não encontrei na literatura dados a respeito de longevidade da espécie, contudo existem exemplares de espécie anilhados a mais de 10 anos.
Se uma outra ave entra no seu território, ele logo parte pra cima, para espantar o intruso. De dia ou de noite, o grito do desconfiado quero-quero funciona como um alarme. Ele grita para qualquer barulho ou coisa estranha. Quando está protegendo seus ovos e filhotes, ele fica ainda mais corajoso.
Habitat: Habitam banhados e pastagens, estradas e campos próximos a fazendas. Alimentação: Moluscos e insetos. Reprodução: Ocorre geralmente na primavera, a fêmea põe normalmente de três a quatro ovos.
Reprodução: Ocorre geralmente na primavera, a fêmea põe normalmente de três a quatro ovos. Fazem ninhos no próprio solo e colocam ovos com formato de pião ou pera, assim não rolam para fora do ninho, apenas no próprio eixo, sendo manchados, assim se camuflando no solo.
Eduardo Carrano: Não encontrei na literatura dados a respeito de longevidade da espécie, contudo existem exemplares de espécie anilhados a mais de 10 anos.
Características: Mede cerca 37 centímetros de comprimento e pode pesar em torno de 277 gramas. Possui um esporão pontudo, com 1 cm de comprimento no final das asas, uma faixa preta desde o pescoço ao peito e ainda penas longas (penacho) na região posterior da cabeça, possui peito preto e branco, com dorso cinzento.