A dica é jogar açúcar sobre o esmalte que caiu no chão e, depois que ele secar, tirar o pózinho que se formou com a ajuda de uma vassoura. Ainda vai ficar uma manchinha no local, mas aí é só finalizar com um pouco de removedor de esmaltes em algodão.
Basta misturar em um recipiente a mesma quantidade de vinagre e suco de limão, deixar os dedos de molho de 10 a 15 minutos e depois passar um algodão sobre as unhas para tirar os resíduos. Como o vinagre é acido e o limão cítrico, seu esmalte vai sair com muito mais facilidade.
Caiu esmalte na mesa? A primeira regra é não usar removedor de esmalte na madeira, porque ele pode piorar a situação e criar mais manchas. Para removê-la, use spray fixador de cabelo. Deixe agir por cerca de 20 segundos e, depois, passe um pano seco e limpe a mancha.
Método 1 de 5: Coloque um pouco de álcool isopropílico no lado áspero de uma esponja e esfregue-a no local manchado, com cuidado para não espalhar o esmalte. Faça movimentos circulares e pequenos. Continue a esfregar. Não vá pensando que é só esfregar rapidinho e adeus, mancha!
Aplique uma pequena quantidade de aguarrás em um pano. Esfregue suavemente sobre as manchas de tinta esmalte mais resistentes. Lave as mãos imediatamente com água e sabão.
Esmalte sintético e tintas plástica e acrílica somem quando esfregamos no revestimento um pano umedecido com álcool ou com solvente. Tinta a óleo sai quando amolecemos o produto com removedor e, depois, esfregamos um pano com removedor no piso.
Passe uma mistura de óleo de cozinha e detergente na pele. Despeje essa mistura no local com tinta. Deixe de molho por um minuto antes de começar a esfregar a área até que forme espuma. O detergente vai ajudar a quebrar as partículas de óleo na tinta. Enxágue quando terminar.
Os especialistas lembram que, se a tinta é a base de água, aplicar detergente na região afetada seria suficiente para retirar os respingos de tinta.