O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral. No meio das palavras, quase sempre, o "U" tônico em hiato é sempre acentuado, seja no meio ou no fim. No caso das palavras mau e mal, mal é um advérbio, antônimo de bem e mau é um adjetivo, antônimo de bom.
São grafadas com o sufixo "isa" as palavras que indicam ocupações femininas: poetisa, profetisa, papisa, sacerdotisa, pitonisa. ... Os sufixos "ez" e "eza" são empregados para formar nomes abstratos que derivam de adjetivos.
A confusão entre palavras escritas com o -eza e com -esa ocorre porque esses dois sufixos são pronunciados da mesma forma. Isso acontece porque a consoante s assume o som de z quando se encontra entre duas vogais.
Regras de acentuação As Palavras que recebem acento são somente as que terminam em "a", "e", "o" , independentemente de serem seguidas de "s" representando o plural ou não.
Lista com 1000 palavras terminadas em o.
A resposta parece simples a partir do momento em que constatamos que os verbos terminados em –isar são formados por palavras cujo radical termina em "s". Logo, "ar" não representa um sufixo, mas sim a terminação verbal referente à primeira conjugação, uma vez agregada a este radical.
Se a palavra tiver dois sons /u/, frequentemente o primeiro escreve-se com "o" e o segundo com "u". Vejamos os seguintes exemplos: introdução; oportunidade; produção. São exceções a esta regra as seguintes palavras: rodopiar, socorrer, cotovelo, sussurro, gulodice.
Você já teve dúvidas de ortografia sobre quando uma palavra termina em -ESA ou -EZA? Se sim, é uma dúvida comum, já que essas duas terminações têm o mesmo som.