Hoje, o circo também tem uma ramificação que é o circo contemporâneo, que é aprendido em escolas, não só de pai para filho como antigamente. ... Nesta escola, jovens aprendem as técnicas circenses e quando formados, criam grupos e passam a se apresentar ao público.
Segundo Alice Viveiros de Castro, atualmente existem mais de 2.000 circos espalhados pelo Brasil, sendo aproximadamente 80 médios e grandes, com trapézio de vôos, animais e grande elenco.
O circo chegou ao Brasil por volta de 1830, e aqui se adaptou às condições locais, tornando-se uma das mais importantes manifestações das artes cênicas, por meio das famílias vindas da Europa. ... Os ciganos vindos também da Europa, apresentavam-se ao público de cidade em cidade, nos espaços que lhes eram cedidos.
O "novo circo" é estudado à luz da história das artes circenses. As aproximações e conflitos do circo com o teatro apontam para dois princípios básicos de construção dos espetáculos: a montagem de atrações, para o "circo tradicional"; a adoção do princípio da verossimilhança, para o "novo circo".
O circo chegou ao Brasil por volta de 1830, e aqui se adaptou às condições locais, tornando-se uma das mais importantes manifestações das artes cênicas, por meio das famílias vindas da Europa. Essas famílias se manifestavam em apresentações teatrais. ... Algumas atrações foram adaptadas ao estilo brasileiro.
Quase 80% estão concentrados nas regiões Nordeste (271) e Sudeste (248). Foram mapeados ainda 31 circos no Norte, 31 no Centro-Oeste e 70 no Sul. "Não são tantos circos assim.