E o entulho amontoado, uma coleção de fragmentos de fios de cabelo, pêlos de animais, pólens, pedacinhos de asas e de patas de pernilongos e pulgas, restos de fibras sintéticas de roupa, fungos, cristais e lascas de pele humana descamada.
As poeiras podem geralmente causar danos nos pulmões e nas vias respiratórias, mas alguns tipos específicos podem causar cancro. As doenças mais importantes associadas à inalação de poeiras perigosas são as seguintes: Pneumoconiose benigna.
Poeira é, basicamente, uma partícula sólida produzida por um rompimento mecânico de sólidos, por meio de processos de moagem, atrito, impacto, etc. Elas são categorizadas da seguinte forma: minerais, alcalinas, vegetais e metálicas.
Se a alergia não melhorar e os sintomas piorarem mesmo com a redução do contato da pessoa com a poeira, é necessário consultar um clínico geral ou alergologista para que possa ser recomendado o uso de medicamentos anti-alérgicos, como Desloratadina e Polaramine, ou até mesmo corticoides, como a Prednisona.
Algumas poeiras conhecidas: Poeira da casa, muitas vezes uma mistura de microfibras, pele morta, pequenas partículas e excremento de ácaros (ver também: Alergia) Pólen das plantas. Poeira de farinha em padarias.
O pó é composto por vários elementos, como ácaros, pólen ou poluição, mas a maior parte do pó que temos dentro de casa é formado por partículas de pele.
Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo. Ela está relacionada com a diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas narinas, aumento dos sintomas da asma, infecções das vias aéreas superiores e incidência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.
Quando há ação de substâncias irritantes, como a poeira, a entrada e a saída de ar dos pulmões ficam comprometidas e podem resultar em chiado no peito, falta de ar e tosse. A asma é a inflamação dos brônquios, e a exposição aos agentes irritantes é o que provoca a reação.
Algumas poeiras conhecidas: Poeira da casa, muitas vezes uma mistura de microfibras, pele morta, pequenas partículas e excremento de ácaros (ver também: Alergia) Pólen das plantas. Poeira de farinha em padarias.
Poeiras minerais: provêm de diversos minerais, como sílica, asbesto, carvão mineral, e provocam silicose (quartzo), asbestose (asbesto), pneumoconioses (ex.: carvão mineral, minerais em geral). ... Poeiras alcalinas: provêm em especial do calcário, causando doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como enfisema pulmonar.