Descrição. A língua é formada essencialmente de músculo esquelético e, nos mamíferos, encontra-se ligada à cartilagem hioide, à mandíbula e aos processos estilóides do osso temporal.
A face superior da língua tem três partes principais:
A orofaringe é a parte da garganta logo atrás da boca. Ela inclui a base da língua, o palato mole, as amígdalas, e a parte lateral e posterior da garganta.
A língua, estrutura do sistema gustativo, é um órgão sensorial e muscular que está localizada na cavidade oral e faríngea, caracterizada por ser recoberta por uma membrana com papilas gustativas em sua superfície (estão presentes os botões e as células gustativas) e os corpúsculos de Krause, responsáveis por perceber ...
Quanto às causas da língua geográfica, elas permanecem desconhecidas. No entanto, a condição costuma estar relacionada ao fator hereditário de desenvolver manifestações alérgicas, como rinites, asma e urticária.
Frênulo da língua ou freio lingual é uma pequena tira de tecido que conecta duas estruturas, uma das quais móveis. Também é definido como uma prega de pele ou membrana mucosa que restringe o alcance de movimento de uma estrutura.
A língua surge no final da 4a semana a partir da formação de 5 saliências mesenquimais, originadas do 1o a 4o par de arcos faríngeos: a saliência lingual mediana, as duas saliências linguais laterais, a cópula e a saliência hipofaríngea. A língua é um órgão que desempenha funções fisiológicas essenciais.
No terço posterior da língua, também conhecido como base da língua e considerada como parte da orofaringe, encontra-se o tecido lingual tonsilar recoberto por remanescentes do ducto tireoglossal1.
A base de língua corresponde à sua parte inferior, próximo à orofaringe. A terminologia CEC de cabeça e pescoço engloba um conjunto de tumores identificados na cavidade oral, faringe, fossa nasal, seios paranasais e laringe. São tumores de alta incidência e mortalidade em várias regiões do mundo, incluindo o Brasil.
Mancha vermelha ou branca em qualquer parte da boca, especialmente na língua, que não desaparece; Dormência crônica na boca; Problemas em movimentar a língua ou mandíbula. Ao notar um ou mais sintomas que indicam a possibilidade de câncer de língua, converse com seu dentista.