A justiça de Deus tarda, mas não falha, e a dos homens é tardia e injusta! "Deus tarda, mas não falha". ... A justiça tarda, mas não falha, para enganar os otários.
Existe um ditado que diz: Deus tarda mas não falha. Eu aprendi que Ele nunca falha e também não tarda. Ele age na hora certa.
Há quem acredite no adágio popular que diz: "Deus tarda, mas não falha". ... Mas a Palavra diz que Deus não tarda, não atrasa, não demora. Ainda que alguém ache que Deus está lento, que Ele não ouviu ou que está demorando, isso é um equívoco.
No campo moral, a Justiça Divina se dá da mesma maneira, distribuindo a cada um segundo suas obras, sem intermediários. Contudo, é de nos perguntarmos como podemos conhecer essas leis. Bastará ouvir a própria consciência, que é onde se encontra esse Código Divino.
Quem fala a verdade manifesta a justiça; porém a testemunha falsa produz a fraude. O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a testemunha falsa engana.
Este princípio remoto da humanidade é usado para explicar a justiça que emana da divindade em que se acredita e que lhe dá um grau de perfeição, razão e equidade maior do que se transmite na Terra e de parte dos seres humanos, basicamente pelo fato de serem falíveis.