A conclusão da pesquisa, de acordo com o professor de Harvard, foi que, quando os gatos entram no estado REM, eles saltam, caminham e arqueiam as costas, o que sugere que, provavelmente, eles sonham que estão caçando. O que os donos supõem sobre seus pets mexerem quando estão dormindo, realmente condiz com a verdade.
Na maioria do tempo, os bichanos estão na fase conhecida como REM ("rapid eye movement", em inglês. Esse tipo de sono é mais leve, mas é justamente quando sonhamos! Ou seja, é possível afirmar que os gatos sonham!
Outros estudos realizados afirmam que o conteúdo do sonho dos animais também é similar ao dos seres humanos: eles sonham com situações rotineiras, atividades do dia a dia como: correr, brincar… e tem até pesadelos e sonhos mais complexos!
Uma segunda razão para que o seu felino trema enquanto dorme. Muitos estudos confirmam que a resposta a esta pergunta é afirmativa: os felinos, tal como os cães, sonham enquanto dormem.
Outros sinais podem indicar que o gato está sonhando O som aparece quando eles estão mais relaxados. Além disso, quando o gato sonha também é comum que ele faça pequenos movimentos com a cabeça, seguindo certos estímulos dos seus sonhos.
Segundo o biólogo e autor do livro "Cat Sense", os bichanos enxergam os humanos como semelhantes e não mudam o comportamento quando estão perto dos humanos. Diferente dos cachorros, por exemplo, os felinos têm atitudes de comportamento parecidas das que exercem quando estão diante de outros gatos.
O teste mais clássico para auferir consciência é o do espelho. Seu cachorro ou gato não passa por essa prova. Mas chimpanzés, elefantes e golfinhos fazem isso sem problema. Eles não só sabem quem e o que são como têm o poder de analisar o que os outros estão pensando.
As fases do sono são designadas pela sigla REM (pronunciada em inglês, como o nome da banda de rock: R.E.M.), que significa Rapid Eye Movement, ou movimento rápido dos olhos.
Se quando o seu gato mia ele consegue a sua atenção e lhe dá festinhas ou comida é natural que ele mie. Para alterar ou prevenir este problema deve ignorar o seu pequeno felino. Apesar de ser difícil e de lhe poder custar algumas noites sem dormir, ao ignorar evita problemas mais tarde.