Pai é uma palavra com origem no latim pater, e representa a figura paternal de uma família, ou o genitor de uma pessoa. O conceito de pai é bastante amplo, e não se restringe a uma pessoa que é o pai biológico de alguém. Um pai adotivo ou um pai de criação, apesar de não ter gerado o seu filho, não deixa de ser pai.
substantivo masculino Aquele que tem ou teve filho(s); esse indivíduo em relação aos seus filhos; genitor, progenitor. Aquele que, embora não tenha relação biológica com uma criança, a criou.
Significa que um homem se pode tornar pai no sentido biológico, isto é, após ter tido relações sexuais com a mãe da criança (do filho), ou a partir de uma responsabilidade social e cultural que adquire ao recorrer à adopção. A função do pai, por conseguinte vai mais além da questão biológica ou da reprodução.
O pai tem papel tão importante quanto o da mãe na vida de um filho. Cabe a ele mostrar ao bebê que existem outras pessoas no mundo além da mãe, ser uma boa referência para a criança, ou seja, alguém em quem ela possa se espelhar.
Em outras palavras, ser um bom pai é ajudar a trocar fralda, preparar mamadeira, fazer comida, cuidar da casa, participar ativamente da educação, da formação emocional e da segurança da prole. E nada disso torna você menos homem, mas um homem completo e, principalmente, um excelente pai.
SubstantivoEditarSingularPluralMasculinopapaipapaisFemininomamãemamães
D={Consoantes da palavra pai}
Já o ser biológico, é o Homem que está inserido dentro da natureza e do meio ambiente, podendo conviver ou prejudicar esse espaço durante o decorrer de sua vida. Os dois, pois é um conjunto! O meio social influência a vida do homem e o aspecto biológico também!
Cuja ligação é estabelecida pela genética; não adotivo: mãe, pai, irmã e irmão biológicos.
O pai tem papel tão importante quanto o da mãe na vida de um filho. ... Estudos recentes mostram que o envolvimento dos pais no cuidado dos filhos faz com que as crianças apresentem melhor desempenho escolar e menores taxas de delinquência.