Em sua bandeira o vermelho é revolucionário, o branco é a cor do rei e da paz. O azul e o vermelho juntos fazem as cores de sua capital. Paris. Uma flor, a de Lis, simboliza a realeza de um povo.
A Bandeira da França (também conhecida como a tricolor ou bleu, blanc, rouge) é uma tricolor dividida em três faixas verticais (azul, branca e vermelha), simboliza a Revolução Francesa (1789), sendo que o azul e o vermelho representam as cores de Paris, enquanto o branco representa as origens, ou seja, a realeza.
A palavra Paris tem origem na mitologia grega, correspondendo ao nome do filho de Príamo e Hécuba, reis de Troia. A origem da cidade prende-se com a ocupação da ilha de la Cité pelos celtas. No século III foi conquistada pelos romanos, que também ocuparam as margens do Sena.
Galo Galo, símbolo da França.
galo A origem do galo como símbolo da França é bastante antiga e está relacionada ao jogo de palavras entre gallus, o habitante da Gaule, e gallus, o animal. Antes da França se chamar França, ela fazia parte de um território chamado Gaule (ou Galia). Já a palavra gallus significa galo em latim, ou em francês coq.
O galo simboliza o orgulho, sobretudo pela sua pose. Universalmente, o galo é um símbolo solar e um comunicador, pois anuncia o nascer do sol. No oriente, o galo possui um simbolismo muito positivo associado à virtude da coragem, ao bom augúrio.
O galo. Desde a antiguidade que o galo aparece em moedas gaulesas. Tornou-se um símbolo da Gália e dos Gauleses e a sua origem resulta de um trocadilho da palavra latina gallus, que significa "galo" e "gaulês".
Significado das cores da bandeira da França Outra interpretação da bandeira francesa diz que as cores azul e vermelho representam Paris (as cores usadas pela milícia parisiense), enquanto o branco simbolizava a "cor francesa ancestral", ou seja, as origens monárquicas do país.
Lutécia Lutécia (em latim: Lutetia) é o antigo nome romano da cidade de Paris, hoje capital da França. Esse nome foi dado à cidade pelos romanos, pois quando ali chegaram, não passava de uma vila de pescadores que viviam do rio Sena.
Paris é frequentemente chamada de "cidade das luzes" (La Ville Lumière), tanto por conta de seu papel de liderança durante a Era do Iluminismo quanto mais literalmente porque Paris foi uma das primeiras grandes cidades europeias a usar a iluminação pública a gás em grande escala em seus bulevares e monumentos.