O Estado é uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada. Assim, pode-se dizer que os elementos constitutivos do Estado são: poder, povo, território, governo e leis.
Armas Nacionais O uso do símbolo é obrigatório nos edifícios dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e pelas Forças Armadas. Também estão presentes em todos os prédios públicos, representando as características que compõem a República Federativa.
Quando os estados voltaram a usar símbolos próprios, em 1946, ele foi oficializado com o mesmo desenho: um escudo português de goles e uma espada ao centro, entre um ramo de louro à direita e um de carvalho à esquerda, além do lema 'Pro Brasilia Fiant Eximia', que significa 'Pelo Brasil, Façam-se Grandes Coisas'.
Interpretação
e ainda, são símbolos conforme leis:
A Lei 5.700/71 estabelece a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais em documentos oficiais. O documento determina que é obrigatório o uso das Armas Nacionais (Brasão da República) em todos os expedientes dos órgãos federais, inclusive nos órgãos do Poder Judiciário Federal.
Sob o brasão, Lê-se o lema "Liberdade, Igualdade, Humanidade". Lema esse que tem origem na Maçonaria e na Revolução Francesa. No centro está um barrete frígio, um símbolo republicano desde a Queda da Bastilha.
e ainda, são símbolos conforme leis: