A história conta que os bolos de aniversário surgiram em festas de culto aos deuses na Grécia Antiga. Naquela época, acreditava-se que o preparo de tortas circulares a base de pão e mel (que representavam a lua cheia) homenageava a deusa Artemis (deusa da fertilidade e da Lua).
O bolo realmente tem uma tradição – e o mais interessante: uma tradição grega! Para começar: o formato circular dos bolos não é apenas um simples círculo. Os gregos faziam os bolos em formato circular para se referir à lua cheia. ... Pois seria uma forma de honrar Ártemis, deusa grega da lua e da fertilidade.
Segundo a mitologia, essa divindade era representada pela Lua, a forma pela qual protegia a Terra. O bolo redondo, coberto de velas acesas, simbolizava a lua cheia. ... Havia sempre uma vela a mais do que a idade da criança, significando a luz da vida.
O ritual das velas acesas pode ser associado a certos tipos de rituais antigos, que normalmente envolviam o desejo de eliminar a presença de espíritos malignos. As pessoas pensavam que esses espíritos vinham visitar os aniversariantes e o barulho da comemoração era uma forma de assustá-los.
Conforme historiadores, o ato de assoprar velas de aniversário data de muitos séculos atrás e teve seus primeiros registros na Grécia antiga. Na época, o ritual era feito em homenagem a Ártemis, a deusa da caça, que era reverenciada todos os meses no sexto dia.
Alimentos com açúcar também recuperam memórias afetivas, ilustram e traduzem emoções, marcando ritos de passagem como batizados, aniversários, casamentos, festas sazonais, entre outros. "As pessoas tendem a se presentear com doces porque são gostosos, dão prazer (pela liberação de serotonina) e a maioria gosta.
Importância do Bolo na nossa sociedade. Bolo: Os bolos são um dos componentes principais das festas, como as de aniversário e casamento, por vezes ornamentados artisticamente e ocupando o lugar central da mesa. No entanto, também são feitos para serem comidos em lanches ou no café-da-manhã.
Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.
O primeiro bolo de andares que se tem notícia, teria sido feito para o casamento de Catarina de Médici com Henrique II da França em 1533. Em 1568 na Alemanha, no casamento de Guilherme da Baviera com Renata de Lorena (França), o bolo tinha mais de 3 metros da altura e dele saiu Ferdinando da Áustria.