Também conhecido como "mão de Deus", "chamsá", "mão de Fátima" ou "mão de Hameshh", o Hamsá é considerado um amuleto contra o mau-olhado para os adeptos do judaísmo e do islamismo.
A hamsá é usada como amuleto contra o mau-olhado. É muito popular no Oriente Médio, especialmente no Egito. A mão pode ser encontrada em diversas formas, desde joias até azulejos e chaveiros. ... Os muçulmanos a associam aos cinco pilares do Islã, e também a chamam de mão de Fátima, sendo Fátima a filha preferida de Maomé.
O Hamsá, ou Hamesh, é um símbolo usado como amuleto para quem busca força, poder e proteção. O Olho Grego é um talismã contra a inveja e o mau-olhado.
A palavra Hamsá significa "cinco", alusivo aos cinco dedos da mão. O símbolo significa exatamente o que vemos: uma mão que para, que impede que o mal te atinja e transmite poder, força e proteção, atraindo o bem.
O símbolo Hamsá, também, aparece no Hinduímo e no Budismo e recebe o nome de Abhaya Mudra, denominação de uma mudra (postura sagrada da mão). A mão direita estendida para cima está relacionada à elevação espiritual e à reverência ao Divino, que representa fé e força espiritual.
Esse amuleto vem da cultura indígena norte americana, e seu uso serve para purificar energias e evitar que sonhos ruins invadam a noite. O ideal é pendurá-lo próximo à cama, em um lugar onde bata sol.
Hamsa significa cinco, número que faz referência aos dedos das mãos que compõe o símbolo. Desde a antiguidade, diversas civilizações aderiram ao formato da mão como um amuleto de proteção contra mau olhado. Além disso, o símbolo é conhecido por atrair boa sorte para quem o usa.
A MÃO DE FÁTIMA Fátima (614-632), nasceu em Meca e foi a única filha a dar herdeiros ao seu pai, Maomé, assegurando a descendência do profeta, fato importante para os seguidores de Maomé, líder espiritual do Islamismo. Outro fator marcante sobre Fátima é que ela cuidou de seu pai Maomé, até sua morte.
O famoso Olho Grego, também chamado de Olho Turco ou Nazar, é um poderoso amuleto muito conhecido mundialmente, usado misticamente para afastar inveja, dissipar energias negativas e proteger contra mau-olhado.