A representação gráfica espacial por meio de croquis/ilustrações são um recurso para a análise dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. As habilidades manuais que o desenho/ilustração proporciona favorecem a percepção do objeto pelo sujeito que investiga os fenômenos espaciais.
Os mapas, as imagens de satélite, o globo terrestre e a fotografia aérea são produtos cartográficos. ... Os mapas são representações espaciais em superfícies planas, muito utilizados para localizar países ou regiões e mostrar informações diversas, como as características físicas e humanas de um determinado lugar.
As representações espaciais estavam presentes na vida do homem, antes mesmo da escrita e da fala. Por meio de símbolos e desenhos, o homem representou as suas primeiras apreensões da realidade, e usou-a para delimitar e ocupar efetivamente o seu território.
O pensamento espacial é uma atividade cognitiva desenvolvida no cotidiano e pode ser sistematizado pelas mais diversas disciplinas escolares, principalmente pela Geografia. Os conceitos, as representações e habilidades espaciais são componentes dessa forma de pensamento.
O passado pode ser representado de diversas formas, como filmes, novelas, livros, obras de arte. Uma nação sem passado não é uma nação, apesar de o nosso passado não ser um bom exemplo precisamos dele para saber como prosseguir.
De forma geral, os bairros podem ser constituídos por ruas, casas, edifícios, condomínios, indústrias, comércios, praças, shoppings, monumentos, entre outros. Podem também, segundo sua localização, representar a cidade em alguns aspectos, como financeiro, turístico, tecnológico, entre outros.
A representação cartográfica consiste em um conjunto de métodos e técnicas da cartografia, que utilizamos para representar e comunicar informações geográficas por meio de mapas. O primeiro passo para representarmos cartograficamente o espaço geográfico é a elaboração do mapa base.
Convenções cartográficas são uma série de símbolos aceitos internacionalmente e criados pela necessidade de reproduzir um objetivo em um mapa, como, por exemplo, elementos naturais. ... Por isso, um mapa geralmente pode ser compreendido independentemente do país em que foi produzido.
Mapas: representação do espaço.
O pensamento espacial é desenvolvido por meio da nossa vivência cotidiana. Há diversas evidências científicas de que as nossas experiências sensoriais podem ser a base do conhecimento humano, pois é por meio delas que possuímos referências sobre o mundo.