Ouça em voz altaPausarTal plano é descrito pelos dois números, "n" (número de unidades retiradas da amostra) e "c" (número máximo de resultados positivos permitidos).
Ouça em voz altaPausarm é o limite que, em um plano de três classes, separa o lote aceitável do produto ou lote com qualidade intermediária aceitável; M é o limite que, em plano de duas classes, separa o produto aceitável do inaceitável.
Ouça em voz altaPausarContagens de microrganismos pelo Número Mais Provável (NMP) são técnicas que permitem avaliar estatisticamente a quantidade de microrganismos presentes em uma amostra e estimar a proporção viável metabolicamente ativa.
Ouça em voz altaPausarA análise microbiológica tem por objetivo verificar a potabilidade e identificar microrganismos em água e efluentes. Dentre os microrganismos avaliados estão os coliformes totais, bactérias heterotróficas, entre outros.
Ouça em voz altaPausarQuando a unidade amostral a ser analisada pode ser classificada como: aceitável, qualidade intermediária aceitável ou inaceitável, em função dos limites m e M, com um limite para c (resultados entre m e M). Nenhuma unidade pode ter resultado > M.
Ouça em voz altaPausarA determinação do número de amostras a serem analisadas e os critérios de decisão compõem o que se denomina um plano de amostragem. Os planos de amostragem são desenvolvidos com a finalidade de avaliar as condições microbiológicas de lotes e permitir um julgamento sobre a sua aceitação ou rejeição.
Ouça em voz altaPausarA Comissão Internacional de Especificações Microbiológicas para Alimentos (ICMSF) é um grupo de especialistas constituído em 1962, com o objetivo de prover informação científica básica para governos e indústrias em assuntos relacionados com segurança microbiológica de alimentos.
Ouça em voz altaPausarEm logística, um lote é qualquer remessa composta por várias unidades de um mesmo item de suprimento. ... Os itens de um lote são todos fabricados em série, sob as mesmas condições, em um determinado período, e suas características (físicas, químicas, dimensionais etc.) são idênticas.
Ouça em voz altaPausarCálculo do Número Mais Provável miniaturizado NMP / g ou mL = P / √NT Sendo: P = número de tubos positivos; N = soma da quantidade de amostra inoculada em todos os tu- bos negativos; T = soma da quantidade de amostra inoculada em todos os tubos.