Muitas vezes, pintas no corpo, mesmo charmosas, podem indicar algum tipo de câncer. Por isso, conhecer e monitorar a pele é extremamente importante para um diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença, evitando que as manchas evoluam. Quando descoberto precocemente, o câncer de pele tem grandes chances de cura.
Pintas, sinais ou nevos são manchas marrons na pele. Eles surgem desde a infância, e podem aumentar com a idade, genética e exposição solar ao longo da nossa vida. Muitas vezes, essas manchas não representam perigos ou riscos à saúde, mas há casos em que é preciso atenção.
De acordo com Simon Wong, autor e especialista no tema, diz que a análise das pintas é usada com frequência na medicina chinesa. Os astrólogos chineses acreditam que as mudanças do corpo são causadas por respostas emocionais a eventos da vida, então ler as pintas pode fornecer informações importantes.
As pintas são causadas justamente pela concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do corpo ou mesmo no rosto. É a partir daí que surgem aquelas manchinhas escuras conhecidas como pintas ou marcas.
Acredita-se que os sinais de nascença são formados durante a infância ou, no caso das mulheres, na gravidez. De qualquer maneira, é possível interpretar este sinal, tanto o de nascença como o adquirido. Revela a sensualidade e a tendência artística.
Saiba como é possível proteger as pintas e os tratamentos para removê-las. Para Lilia o principal cuidado é a proteção solar adequada. "O uso do protetor deve ser diário, além disso, o recomendado é evitar a exposição entre 10 horas da manhã e quatro da tarde.
A nossa pele pode ser mais clara ou mais escura devido a uma substância chamada melanina, que é produzida pelas células que existem lá. As pintas são lugares onde a melanina ficou acumulada. É como se você pintasse uma folha de papel de uma cor só, mas depois disso deixasse cair respingos de tinta em alguns pontos.
A maioria das pintas aparece durante a infância e adolescência – são os nevos adquiridos. O aparecimento está relacionado com a predisposição genética e a quantidade de exposição ao sol. É normal aparecem mais pintas até os 30-40 anos de idade. Muitas pintas podem tornar-se elevadas e apresentam pêlos na superfície.
As pintas são causadas justamente pela concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do corpo ou mesmo no rosto. É a partir daí que surgem aquelas manchinhas escuras conhecidas como pintas ou marcas.