Ambos são adjetivos que caracterizam a origem da água: no caso de pluvial a água é oriunda da chuva, e fluvial dos rios.
Relativo à chuva; que provém da chuva; pluviátil. Proveniente de áreas com excesso de chuvas: vegetação pluvial. Águas pluviais. Águas de chuva.
O que é Rede fluvial: O mesmo que um conjunto de rios que se interconectam, formando uma rede fluvial.
Elas nada mais são do que as águas decorrentes das chuvas. Nas cidades, elas entram no sistema de esgoto, no que é conhecido como drenagem de águas pluviais. Quando isso não são absorvidas pelo solo, dão origem ao chamado escoamento de superfície.
Importância das águas fluviais Os rios contêm uma grande quantidade de espécies animais e vegetais, diversos organismos vivos. Eles desempenham um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, como fontes de água e nutrientes, e no próprio ciclo da água.
Água pluvial é a água provinda das chuvas, que é colectada pelos sistemas urbanos de saneamento básico nas chamadas galerias de águas pluviais ou esgotos pluviais e que pode ter tubulações próprias (sendo chamado, neste caso, de sistema separador absoluto, sendo posteriormente lançada nos cursos d'água, lagos, lagoas, ...
Segundo Oliveira (2007), os sistemas de coleta e aproveitamento de água de chuva em edificações são formados por quatro componentes básicos: áreas de coleta; condutores; armazenamento e tratamento.
As águas fluviais são rios, córregos, ribeirão, riacho e outros. Elas são bastante utilizadas na irrigação de plantações, e dependendo do lugar, também é utilizada na higiene pessoal e consumo de moradores locais.