verbo transitivo direto e bitransitivo Tirar algo do lugar onde está, do corpo em que espontânea ou acidentalmente se formou ou introduziu: extrair sucos de frutas.
Separar dois objetos que estejam interligados entre si, desfazendo, dessa forma, a conexão existente entre ambos; Colher a essência de. Maria extraiu o néctar da fruta; João extraiu do texto as idéias fundamentais do autor.
A exodontia é o ato cirúrgico que corresponde a uma extração de dente, ou seja, é remover, extrair, "tirar" ou "arrancar" um dente." A extração dentária é uma pequena cirurgia ou operação, referida como um dos procedimentos estomatológicos mais ancestrais de que há registo.
Tirar de dentro de: 1 arrancar, abduzir, arrebatar, puxar, remover, retirar, sacar, sugar, tirar. Retirar através de operação cirúrgica: 2 cortar, amputar, excisar, extirpar, ressecar.
Extraí vem do verbo extrair. O mesmo que: arrancai, arranquei, tirei, tirai, retirai, retirei, puxai, puxei, extractei.
Repousar após a extração é essencial
Geralmente, o procedimento é recomendado quando não há mais como recuperar o dente, ou seja, quando a raiz ou a parte mais profunda do corpo do dente já foi muito afetada. Isso pode acontecer, por exemplo, como consequência de um trauma ou até uma cárie não tratada.
8 situações em que o dente precisa ser extraído 1) Cáries muito extensas: principalmente quando envolve a raiz do dente. 2) Necrose pulpar: quando o tratamento de canal não consegue acalmar a infecção. 3) Doença periodontal avançada: quando o dente não tem mais suporte ósseo ou apresente uma mobilidade severa.
1 remoção, arrancamento, retirada, retiração, tirada. Procedimento cirúrgico: 2 ablação, excisão, amputação, extirpação, avulsão, evulsão.