1. [ Música ] Diz-se de ou nota natural que foi elevada meio-tom . 2. [ Música ] Sinal gráfico que indica que a nota musical colocada à direita dele deve subir um meio-tom .
Em música, o sustenido é um acidente que, tendo seu sinal de notação (♯) colocado à esquerda da nota, indica que a altura desta nota deve ser elevada em um semitom. ... Exemplo: uma música em Lá maior tem três sustenidos na armadura (Dó, Fá e Sol).
Assim, se consideramos determinada nota (como o Sol ou G), o sustenido é o som mais próximo a essa nota na direção dos agudos (no caso, formando o Sol sustenido ou G#). Já o bemol é a nota mais próxima na direção dos graves (formando o Sol bemol ou Gb).
Vamos explicar alguns conceitos determinantes para a leitura. Os acidentes ou alterações musicais são sinais utilizados para modificar a altura da nota, podendo elevar ou abaixar a nota. Existem 5 alterações, as mais comuns são: o sustenido (#) que sobe a nota meio tom e o bemol (b) que abaixa a nota meio tom.
Também é comum se chamar o símbolo ASCII '#' (cerquilha) de sustenido.
A tecla que está em verde é a nota ré, portanto a tecla acima dela, ou seja, meio tom acima, é a nota ré sustenido, que está marcado com um retângulo em roxo.
No caso dos nossos telefones sem fio, quando não seguidos por código numérico, a cerquilha (#) pode ser usada para bloquear o teclado, enquanto o asterisco (*) pode ativar o modo silencioso.
O Wikcionário tem o verbete ré sustenido. Ré sustenido (Ré♯ na notação europeia e D♯ na americana) é uma nota musical um semitom acima de ré e uma abaixo de mi. É, pois, enarmônica das notas mi bemol e fá dobrado bemol.
Quais as diferenças entre sustenido e bemol?
A ordem dos bemóis, ou melhor a ordem que se estabelecem os bemóis na armadura de clave, então é si bemol, mi bemol, lá bemol, ré bemol, sol bemol, dó bemol, é fá bemol.