Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.
Zé povinho é uma expressão popular que significa gente simples, indivíduo do povo. É usada para identificar pessoa desqualificada socialmente. Zé, é uma forma popular de exprimir o homem do povo.
Pode-se dizer que o termo zé ruela foi feita para acunhar as pessoas que são extremamente relaxadas com a vida, que não têm compromisso com nada importante e que não sente necessidade de ter uma postura que leve a um sentido proativo de fazer as coisas.
Abreviação de José. Serve para referenciar uma pessoa qualquer, um anônimo, ou até mesmo uma pessoa boba.
Expressão muito usada popularmente no território parauara, máxime na capital, Belém, com o sentido de morrer, principalmente de "ser morto". Empregado a basto nas crônicas mundanas e policiais; levar o guelo (u-é). Bater as botas; morrer.
O nome José aparece três vezes no livro mais famoso, vendido e lido do mundo, a bíblia. O principal deles é de conhecimento de qualquer pessoa que tenham ouvidos ou saiba ler.
José {nome próprio} Jose {n.p.}