VSOP (very superior old pale): envelhecido durante no mínimo quatro anos. Como resultado, é mais escuro e concentrado. XO (extra old): antes de 2016, esse conhaque era envelhecido durante no mínimo seis anos; agora, o tempo é de no mínimo 10 anos.
A forma ideal de servir o conhaque é em cálices bojudos, para facilitar o contato com a palma das mãos e permitir um leve aquecimento, propiciando o desprendimento dos aromas da bebida.
Cognac francês criado em 1870 para uso particular da família Hennessy, foi o primeiro X.O a ser elaborado, originando a categoria extra Old. É composto de uma centena de "eaux-de-vie" (destilados de vinho), das quais as mais antigas têm trinta anos, o que lhe proporciona excepcional qualidade e complexidade.
Há vários tipos de conhaques: Cognac, Armagnac, Brandy, Grappa e Calvados. Eles se diferenciam principalmente pelo sabor, mas também pelo tipo de fabricação.
Também conhecido como brande ou brandy, o conhaque é oriundo da destilação do vinho, tendo cerca de 40% a 60% de teor alcoólico por volume. Além do vinho, a bebida também pode ser feita através do suco de frutas fermentadas.
Conhaque: bebida preparada através da destilação do vinho. O curioso é que primeiro se obtém o vinho por fermentação e em seguida o líquido é destilado para a fabricação do Conhaque. Teor alcoólico: 40-45 °GL. Vodca: bebida originária da matéria prima: batata e trigo.
Esquentar a bebida aumenta a concentração Tradicionalmente, o conhaque é aquecido em uma vela, fazendo a sua concentração aumentar ainda mais. Quando você agita a taça, o aroma destaca se ainda mais e o gosto é altamente palatável.
Esquente o conhaque. Primeiro, coloque 25 mL no copo. Depois, segure o copo na palma da mão, deixando que o calor do seu corpo esquente o conhaque devagar. Isso elevará os sabores e intensificará os aromas. Esquente na mão por oito a 10 minutos antes de beber.
Melhores conhaques do mercado para comprar online
Os melhores conhaques do mundo em cada categoria