Significado de Volição Poder de livre escolha; capacidade para tomar suas próprias decisões, não sendo controlado por Deus ou pelo destino; arbítrio.
– Hipobulia/Abulia: diminuição ou perda da atividade volitiva ou da vontade de fazer qualquer coisa respectivamente; geralmente se associa a apatia, fadiga e dificuldade de decisão. São comuns na depressão. – Ato impulsivo: Há abolição das fases de intenção, deliberação e decisão, sendo assim uma ação involuntária.
18. Alterações volitivas típicas da esquizofrenia Tipicamente, alterações de volição acompanham a esquizofrenia catatônica, comumente associadas a catalepsia e flexibilidade cerácea Negativismo. É a oposição do indivíduo às solicitações do meio ambiente.
Capacidade de realizar aquilo que deseja ou que planejou, comportamento direcionado ao objetivo. É a forma de medir o desempenho conjunto das funções psíquicas. Alterações: hipopragmatismo (diminuição) ou apragmatismo (abolição).
Pragmatismo Capacidade de realizar aquilo que deseja ou que planejou, comportamento direcionado ao objetivo. É a forma de medir o desempenho conjunto das funções psíquicas. Alterações: hipopragmatismo (diminuição) ou apragmatismo (abolição).
7 ALTERAÇÕES DA VONTADE HIPOBULIA - Diminuição da Vontade. ... HIPERBULIA - Aumento, exagero da vontade, só é patológica quando ocorre em detrimento de outros, ferindo o direito de outros. ABULIA - Abolição da Vontade. 8 ATARAXIA – estado de indiferença volitiva e afetiva desejada e buscada ativamente pelo indivíduo.
Psicomotricidade e suas alterações Agitação Psicomotora: Implica a aceleração e exaltação de toda a atividade motora do indivíduo, em geral secundária a taquipsiquismo acentuado. Lentificação Psicomotora: Lentificação de toda a atividade psíquica (bradpsiquismo). Toda a movimentação voluntária torna-se lenta e difícil.
Hipotimia: é o humor modulado para baixo, triste ou deprimido. O paciente encontra-se hipotímico. Hipertimia: é o humor modulado para cima, patologicamente alegre, efusivo e eufórico.
As funções psíquicas são elementos criados para compreender a composição do funcionamento de uma pessoa. Quando elas têm desempenho adequado são sinais que contribuem para qualidade de vida satisfatória.