As favelas são caracterizadas por abrigarem pessoas de baixa renda e com baixa qualidade de vida. Esse tipo de habitação é resultado de vários fatores, entre eles: industrialização, mecanização do campo e crescimento vegetativo da população urbana.
Então a favela representa a urbanização fora dos padrões vigentes, a precariedade dos serviços públicos, tais como a energia elétrica, coleta de lixo, redes de água e esgoto. Atualmente, não se pode mais dizer que o morador da favela é aquele que foi para cidade em busca de emprego.
A comunidade sofre com o descaso das autoridades públicas. Cenas inconcebíveis como crianças andando em meio ao lixo, falta de água nas torneiras, esgoto sanitário a céu aberto e ausência de energia elétrica fazem parte da rotina das pessoas.
Até pouco tempo atrás quem morava na favela não pagava luz, água, internet, IPTU graças aos "gatos" que são instalações clandestinas dos serviços mencionados. os negativos são que muitas pessoas que vivem nesses lugares passam por situações de violência, convivem em habitações precárias, pouquíssimo saneamento básico.
Emma apontou que as favelas "têm serviços bem desenvolvidos, a maioria tem água e eletricidade, cabo, Internet, uma Associação com todo o seu espaço… ... Os turistas também focaram nos aspectos das favelas que precisam ser melhorados e também que existem diferenças entre as favelas.
De acordo com as conversas, houve sobrecarga nas clínicas da família localizada nestas comunidades. Algo em torno de 53% dos relatos citaram o problema. Em 74% das entrevistas isso aconteceu nas UPAs. Um dos problemas relatados foi a falta de equipamentos de proteção para os profissionais de saúde.
A favela é vista como um lugar sem ordem, capaz de ameaçar os que nela não se incluem. Atribuir-lhe a ideia de perigo é o mesmo que reafirmar os valores e estruturas da sociedade que busca viver diferentemente do que se considera viver na favela.
a sociedade tem essa "visão" de que é nas favelas,(que geralmente moram gente mais necessitada) que ficam as pessoas drogadas, bandidos, etc.
O surgimento da favela está associado à concentração de renda, ao desemprego e à falta de planejamento urbano. ... Atualmente, cerca de um bilhão de pessoas vivem em favelas em todo o mundo. As favelas são caracterizadas por abrigarem pessoas de baixa renda e com baixa qualidade de vida.
Sedentarismo, tabagismo, alto consumo de álcool, doenças crônicas e tantos outros fatores são reconhecidamente fatores que interferem na expectativa de vida da população.