Entre cipó-ayahuasca, pessoas, espíritos, animais. As cobras são consideradas fontes de conhecimento e de instrução ao longo do tempo (Cirlot 2012, verbete "serpente"; Lima 2008: 45-49, 51; Saez et al.
A miração só ocorre num estado de uma sensibilidade especial. Se usarmos a Ayahuasca e nos parecer que nada nos aconteceu, consideremos: – Que a dose podia estar inadequada, – Que pode ser nossa insensibilidade, influência das pessoas ou até mesmo a reunião.
Cobra - As cobras como Animal de Poder trazem a mensagem da alquimia e da transmutação, da energia psíquica, da reprodução e da ascensão ou imortalidade, o poder da criação e da sensualidade.
Para religiosos praticantes, a ayahuasca é uma substância enteógena. Qual a diferença? Enquanto uma substância psicodélica gera alucinações, mostra imagens criadas pela mente e que não estariam lá, uma substância enteógena traz uma manifestação interior do divino.
A cobra ou serpente como animal de poder do xamanismo significa a transmutação e o poder de cura. Além disso, a cobra está ligada à sensualidade e ao renascimento. Com uma alta capacidade de se adaptar, ela troca de pele como uma maneira de mudar velhos hábitos a fim de se regenerar.
Mas Rosan lembra que é importante observar alguns detalhes ao tomar a ayahuasca. "Não é aconselhável tomar e sair dirigindo nem ir direto para o trabalho – tem que ser um momento que a pessoa tenha de três a quatro horas para que o efeito passe e ela volte a perceber o nível que as coisas estão", alerta.
O símbolo da COBRA está associado, no aspecto positivo, à sabedoria, à ascensão e à força espiritual. No aspecto negativo, está relacionado com traição e falsidade. Conheça os vários significados e simbologias deste animal misterioso, que nos causa medo, pavor, mas também muita admiração e respeito.