Conjunto de testes destinados a quantificar as variáveis de performance. - Validade: O teste mede o que é destinado a medir. - Objetividade: O teste deve produzir resultados consistentes quando usado por diversos testadores; não pode depender de uma única pessoa. ...
A fidedignidade de um teste é expressa pelo coeficiente de correlação entre dois ou mais escores do teste. Os escores podem ser obtidos por meio de métodos de mensuração repetida (teste-reteste, formas paralelas e interavaliadores) e não-repetida (consistência interna).
A confiabilidade e a validade são consideradas as principais propriedades de medida de tais instrumentos. Confiabilidade é a capacidade em reproduzir um resultado de forma consistente, no tempo e no espaço. Validade refere-se à propriedade de um instrumento medir exatamente o que se propõe.
A normatização de um teste "diz respeito a padrões de como se deve interpretar um escore que o sujeito recebeu num teste" (PASQUALI, 2001, p. 143).
Objetividade: Capacidade (do teste) de medir objetivamente uma determinada variável, proporcionando resultados semelhantes quando realizado por diferentes avaliadores (grau de concordância dos resultados do teste entre os testadores).
1) Validade pode ser mais bem definida como a extensão para a qual certas inferências podem ser feitas com base em escores de um teste ou em outras medidas (MEHRENS; LEHMANN, 1984). 2) Validade consiste na extensão para a qual um teste é verídico, preciso ou relevante ao medir um traço que pretende medir.
São duas retas distintas que possuem o mesmo coeficiente angular, nunca se cruzam e não há ponto em comum entre elas. Diversas figuras geométricas são formadas por retas paralelas, como por exemplo quadrados, retângulos e paralelogramos.