Sedimentação é o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. Esse processo é responsável pela transformação das rochas ígneas e metamórficas em rochas sedimentares.
A sedimentação é um processo de separação de misturas heterogêneas de duas ou mais fases, que é muito semelhante ao processo de decantação, pois seu princípio é basicamente o mesmo. As praias são formadas pela sedimentação dessas partículas granulares provenientes da erosão. ...
As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. ... Além disso, elas recobrem cerca de ¾ da superfície terrestre, embora em volume elas existam em menor quantidade do que as rochas metamórficas e magmáticas.
A sedimentação é uma operação unitária, presente nas estações de tratamento de água – ETA, baseada na diferença de densidades entre a água e os sólidos em suspensão, acarretando na deposição e posterior remoção desses sólidos.
Um dos principais motivos de sua importância, na engenharia hidráulica, é devido ao fato dos sedimentos serem prejudiciais a projetos e operações de obras hidráulicas, bem como conservação das terras (ver solo) e recursos hídricos . ...
Sifonação: Método no qual utilizamos mangueira, pipeta, canudo, seringa e etc, para retirar o líquido mais denso ou o menos denso de uma mistura formada por apenas líquidos. Exemplo: Separar os componentes da mistura formada por água e óleo. ... Exemplo: separar barro da água.