Prática muito conhecida e utilizada nos terreiros de Umbanda, alguns chamam de "Círculo de Pólvora", "Queima de Fundanga", "ponto de fogo", sendo um dos mais utilizados recursos da Umbanda e dos Cultos Africanos, é efetuado com a pólvora e para finalidades as mais diversas.
Na Umbanda Sagrada ela é evocada para purificar os seres viciados, além de ser a orixá que rege a linha dos ciganos.
Os descarrego de pólvora, são muito usado na "Umbanda" e nas Linhagens de "Nagò e Bantos", possuindo poderosa e grande força benéfica, desde uma vez, que a pessoa saiba utilizá-la! ... A pólvora em queima, libera seus elementos sutis que interage neste campo liberando o vampirizado do cordão fluídico denso e negativo.
Xangô Xangô é uma entidade (Orixá) bastante cultuada pelas religiões afro-brasileiras, sendo considerado deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais.
SIGNIFICADO: Sonhar com roda de fogo mostra que É preciso ter cuidado e carinho em uma situação. Você está vivenciando alguns sentimentos intensos. FUTURO: Sonhar com roda de fogo significa que você será capaz de fazer melhor à noite, você irá mais sozinho e fará esse desconforto desaparecer. ...
Basicamente são utilizados os quatro elementos fundamentais da natureza em nosso ritual (a terra, o fogo, o ar e a água), associados a alguns outros componentes como a pemba, as contas, as cores, as ervas em geral, etc.
Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade. ... Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade.
A pólvora é usada no candomblé, na umbanda e na quimbanda principalmente em trabalhos de descarrego, defesa e proteção. Na umbanda e na quimbanda é comum usá-la para desenhar um ponto riscado no chão, que é depois aceso com um charuto ou cigarro, chamado "ponto de fogo". ...
O ritual consistia basicamente em fazer um caminho, geralmente circular com álcool, tínhamos uma valeta no chão numa localidade no Templo próprio pra isso, formava ao centro um desenho de uma mandala, e o circulo a volta era em valeta para o álcool ficar, então era ateado fogo no álcool, gerando aquele circulo de fogo ...