adjetivo Venenoso; que contém peçonha, substância venenosa: cobra peçonhenta. [Por Extensão] Em que há veneno, substância capaz de matar: lagos peçonhentos. [Figurado] Traiçoeiro; que demonstra crueldade ou malvadeza.
A verdade é que "venenoso" e "peçonhento" são conceitos únicos e descrevem formas específicas pelas quais os animais exercem seu poder químico. ... Mas os animais peçonhentos, como vespas, injetam seu coquetel tóxico ferindo outros animais quase sempre através de presas, ferrões ou espinhos.
Veneno: é uma substância (toxina) de origem animal, vegetal ou mineral, porém não é produzida por glândula e não é inoculada naturalmente. ... Então, cobras, escorpiões e aranhas são animais peçonhentos que podem inocular peçonha. Só seriam venenosos se, ao comê-los, provocassem envenenamento.
Animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha (veneno) e têm condições naturais para injetá-la em presas ou predadores. Essa condição é dada naturalmente por meio de dentes modificados, aguilhão, ferrão, quelíceras, cerdas urticantes, nematocistos entre outros.
Que as cobras produzem veneno, todo mundo sabe. Mas nem todas elas são capazes de passá-lo para a vítima na hora da picada. É com as que fazem isso que devemos nos preocupar - elas são chamadas de peçonhentas. Existem quatro tipos no Brasil: jararacas, surucucus, cascavéis e corais.
Peçonha é uma substância tóxica produzida e inoculada noutro animal por aparato inoculatório presente no ser vivo produtor. ... Um exemplo é a peçonha de serpente. Em contraste, os animais venenosos produzem venenos, que são utilizados de forma passiva para defesa.
5 sinônimos de peçonha para 3 sentidos da palavra peçonha: 1 tóxico. 2 malícia, perversidade. 3 maldade, veneno.
Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos são exemplos de animais peçonhentos, que são responsáveis por causar inúmeros acidentes, tanto nas cidades quanto nas áreas rurais.
Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno e que o injetam com facilidade por meio de dentes ocos, ferrões ou aguilhões. Ex.: serpentes, aranhas, escorpiões, lacraias, abelhas, vespas, marimbondos e arraias.