A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.
Como explicar a intertextualidade?
Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos.
Como identificar a intertextualidade de um texto?
A intertextualidade explícita...
é facilmente identificada pelos leitores;
estabelece uma relação direta com o texto fonte;
apresenta elementos que identificam o texto fonte;
não exige que haja dedução por parte do leitor;
apenas apela à compreensão do conteúdos.
Qual é o significado da palavra intertextualidade?
Que se estabelece entre dois ou mais textos. 3. Que tem referências ou influência de um outro texto.
Quais são os exemplos de intertextualidade?
Exemplos de intertextualidade. Dos diversos exemplos de intertextualidade existentes na literatura brasileira, um dos mais conhecidos é o poema Canto de Regresso à Pátria, de Oswaldo de Andrade, cujo texto fonte é o poema Canção de Exílio, de Gonçalves Dias.
Quando a intertextualidade é explícita?
A intertextualidade é explícita quando a referência ao texto-fonte é clara e de fácil percepção, não sendo necessários conhecimentos prévios específicos por parte do leitor. A intertextualidade implícita é menos evidente, não é tão fácil identificá-la e exige do leitor conhecimentos prévios.
Quais os exemplos de intertextualidade existentes na literatura brasileira?
Dos diversos exemplos de intertextualidade existentes na literatura brasileira, um dos mais conhecidos é o poema Canto de Regresso à Pátria, de Oswaldo de Andrade, cujo texto fonte é o poema Canção de Exílio, de Gonçalves Dias. Não gorjeiam como lá. Nossa vida mais amores. Onde canta o Sabiá.
Como é apresentada a intertextualidade direta?
Não é apresentada a intertextualidade de forma direta, mas sim através da apresentação de características simbólicas. A mais bonita de todas era sem dúvida Helena - a minha filha e não a outra. Na citação, ocorre uma intertextualidade direta, havendo a reprodução de parte do texto fonte.