1. Companheiro na sorte. 4. Que ou quem tem vínculo matrimonial com o rei ou com a rainha (ex.: príncipe consorte).
Apesar de ser casado com Elizabeth II, ele nunca recebeu o título de rei da Inglaterra. Uma lei da família real determina que o homem que se casa com uma rainha reinante deverá ser chamado de príncipe — embora, uma mulher que venha a se casar com um rei possa ser chamada de rainha.
Consorte é o cônjuge do monarca reinante. Consortes dos monarcas do Império do Brasil e seus estados predecessores tem status constitucional, como os que muitas vezes serviram como regentes ou vice-reis. Alguns dos consortes, como a atual imperatriz D.
Alguém que se casa com um membro da realeza torna-se também membro da família real, ganhando um título. Por exemplo, Lady Diana Spencer se tornou princesa de Gales quando se casou com o príncipe Charles em 1981. No entanto, para se tornar rei ou rainha, é preciso ter nascido na família real.
A razão de Philip nunca ter sido rei vem de algumas gerações antes da sua, quando a Rainha Anne assumiu o trono britânico e como forma de "proteger" a linhagem, a família Windsor decidiu que se um homem casa com a rainha, ele é impedido de receber o título de rei.
No entanto, para se tornar rei ou rainha, é preciso ter nascido na família real. O príncipe Charles é o primeiro na linha de sucessão; seu filho mais velho, o príncipe William, é o segundo; e o filho mais velho de William, o príncipe George, é o terceiro.
Sempre que algum título que não o do rei esteja na posse do soberano, a sua esposa é referida pelo equivalente feminino, como por exemplo "imperatriz consorte" ou "princesa consorte". ... Na Dinamarca e nos Países Baixos, o cônjuge da rainha é feito príncipe.
Na jurisprudência brasileira (decisões de tribunais) se encontra este conceito. Exemplo de uso da palavra Concubina: Amante é a mulher que se encontra com um homem com finalidade sexual, apenas. Assim, pode-se concluir que toda Concubina (Companheira/Convivente) é amante, mas nem toda amante é Concubina.
O concubinato, também chamado de concubinato impuro, é o vínculo jurídico entre um homem e uma mulher impedidos de casar e de constituir união estável, exatamente porque pelo menos um deles já é efetivamente casado, está em união estável ou apresenta qualquer dos impedimentos para o casamento à luz do art.