Conhecido pelos médicos especialistas como tinnitus, o zumbido no ouvido é sentido quando não existe fonte externa de sons. A intensidade destes pode ser de alta a baixa e podem se parecer com o da campainha, sopro, rugido, zunido, assobio, sussurro ou chiado.
Quando sentimos o ouvido abafado parece que existe algo bloqueando a passagem do ar, e isso dificulta a capacidade auditiva. O problema, em geral, ocorre por conta de uma diferença de pressão entre a parte mais externa da orelha e a região média do canal auditivo.
O sopro no coração é um alteração cardíaca muito comum que provoca o surgimento de um som extra durante o batimento cardíaco, o que normalmente indica apenas turbulência na passagem do sangue, sem que exista alguma doença no coração.
|| Soprar alguma coisa aos ouvidos de alguém 1. dizer-lhe em segredo.
Basicamente, é um barulho que ocorre na passagem do sangue pelas válvulas do coração, quando, geralmente, a válvula está com problema. Ele não é considerado uma doença propriamente dita, mas pode indicar que há a existência de alguma.
As causas de tinnitus variam, contudo, a mais comum é a exposição a ruídos, no entanto, tinnitus pode ser também causado por drogas, enfermidades, estresse e lesões na cabeça.
As causas estão relacionadas a situações de alteração de pressão e a alguma infecção nos ouvidos. Em muitos casos, ocorre devido a uma dificuldade dos tecidos do corpo na adaptação da mudança de pressão. É o que acontece com quem anda de avião, faz mergulhos no mar ou mesmo visita locais com elevadas altitudes.
Um ruído diferente que pode ser percebido durante a ausculta do coração. Um ruído que lembra uma fresta de janela aberta. O sopro no coração é esse barulhinho diferente que o sangue pode fazer ao passar por estruturas do coração.
As principais causas de sopro no coração são benignas ou funcionais, ou seja, sem a presença de doença, ou causado por condições que alteram a velocidade do fluxo de sangue, como febre, anemia ou hipertireoidismo.
5 formas simples para desentupir os ouvidos