Na maioria das vezes, essa característica é herdada dos pais ou de antepassados. Do ponto de vista anatômico, as pessoas têm covinhas porque seu tecido fibroso adere entre a pele e o osso da mandíbula (no queixo) ou entre a pele e os músculos da face (no rosto). A pele é "repuxada", causando uma pequena retração.
Covinha no queixo O furo no queixo é o resultado da ausência de um gene, sem o qual é produzido uma união incompleta das metades esquerda e direita do osso da mandíbula ou o músculo dessa zona durante o desenvolvimento do embrião. Tal característica é herdada.
Covinha ou gelasina (do Latim gelasinus) é uma marca na pele que aparece normalmente no queixo e nas bochechas de uma pessoa especialmente quando sorri. Covinhas são formadas por fibras que se ligam em certos pontos mais superficiais da pele e a puxam para dentro como o movimento dos músculos.
"Na bochecha, um ponto do tecido fibroso dessa região cria uma aderência entre a pele e o músculo, e no queixo, entre a pele e o osso da mandíbula, causando um repuxamento e, consequentemente, as depressões", acrescenta o médico.
A verdade, porém, é que ter queixo, cor do cabelo e formato dos olhos parecidos é resultado da herança biológica carregada no DNA dos filhos que, nem sempre, puxam o pai ou a mãe, mas membros de toda uma família.
Para diminuir o queixo duplo, a popular papada, pode-se aplicar cremes firmadores ou fazer um tratamento estético como a radiofrequência ou a lipocavitação, mas uma opção mais radical é a cirurgia plástica de lipoaspiração ou lifting de pescoço e colo porque estes tratamentos conseguem eliminar totalmente a 'papada', ...
De toda a população mundial, 20% das pessoas possuem covinhas, os outros 80% só podem sonhar em tê-las. Mas, o que muita gente não sabe é que essas covinhas são resultados de erros genéticos.
Pequenas depressões naturais da pele do rosto ou do queixo, esteticamente as famosas 'covinhas' são consideradas um charme a mais.
As covinhas são marcas que aparecem em nossas bochechas quando existe uma imperfeição ou anomalia no músculo bucinador, que está logo atrás do músculo masetero. O músculo é o encarregado de dar forma ao rosto para que nossa face seja mais alargada ou redonda.