Histórico: Tsoro tem origem no Zimbábue, um país no sul da África e deve seu nome a um complexo de construções antigas chamado de Grande Zimbábue ou "Grande Casa de Pedra" onde viviam os antigos governantes de um grande império conhecido por suas ricas minas de ouro.
Para jogá-lo cada jogador pega 3 peças da mesma cor, na sua vez, coloca uma peça no seu círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado, quando todas as 6 peças, 3 de cada jogador estiverem no seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta.
Tsoro Yematatu significa "jogo de pedra jogado com três" e é jogado como o nome do jogo sugere, com pedras em tabuleiros desenhados no chão de terra. O objetivo do jogo é colocar as três peças em linha reta.
O Tsoro Yematatu era jogado pelas crianças do Zimbábue, país situado no Sul da África, onde viviam, antigamente, os governantes de um vasto império, conhecido por suas ricas minas de ouro. Este jogo é conhecido como o "jogo de pedra jogado com três".
Shisima: O jogo teve origem no Quênia, um país do leste africano. Na língua tiriki, a palavra Shisima quer dizer "extensão de água". As peças são chamadas de imbalavali ou "pulgas-d'água" e se movimentam tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com o olhar.
REGRAS
No Yoté, o tabuleiro começa vazio, e os jogadores devem colocar as peças onde quiserem. Além disso, cada vez que se captura uma peça do adversário (saltando sobre ela), deve-se remover uma segunda peça do adversário, de qualquer lugar do tabuleiro.
REGRAS
objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário. O jogo de damas é praticado entre dois parceiros, com 12 pedras brancas de um lado e com 12 pedras pretas de outro lado.
Tendo como temática central a diversidade cultural, foram trabalhados três jogos africanos com dinâmicas e formatos diferentes: Yoté (captura), Senet (percurso) e Mancala (colheita).