Trezentas Onças. Quem conta a história é Blau Nunes, personagem criado pelo escritor pelotense João Simões Lopes Neto. Blau Nunes fala a um amigo sobre uma viagem que ele fez quando era tropeiro. Ele carregava em uma guaiaca trezentas onças (moedas de ouro) para pagar o gado que iria comprar para seu patrão.
RESUMOS DOS CONTOS GAUCHESCOS, JOÃO SIMÕES LOPES NETO Trezentas Onças (Jordana) Narrador: Blau Nunes (vaqueano, peão, +- 80anos) Personagens: Blau, o Patrão (charqueador), os tropeiros, o cavalo zaino (castanho escuro ou preto), o cachorrinho brasino.
O CONTO TREZENTAS ONÇAS Contos Gauchescos (1912) é a obra-prima do escritor gaúcho João Simões Lopes Neto (18). O autor regionalista retrata em seu livro detalhes sobre o universo do gaúcho, ressaltando principalmente as particularidades da fala desse povo.
Resposta: No interior do Rio grande do Sul .
Blau Nunes Contos Gauchescos possui, genericamente, somente um narrador, Blau Nunes, que ora participa da história relatada ("Trezentas Onças"), ora apenas narra casos que presenciara, em caráter de testemunho ("Negro Bonifácio").
Significado de onça Medida de peso, utilizada especialmente na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos da América e no Canadá, e que equivale a 28,35 g. Entre os romanos, a décima segunda parte da libra. Na França, antiga medida de peso, que representa a décima sexta parte da libra e cujo valor é de 30,594 g.
Por um lado, celebra-lhe as virtudes: a hombridade, a bravura, a honestidade etc. No conto "Trezentas onças", por exemplo, ele perde uma bolsa carregada de moedas de ouro que seu patrão lhe confiara para comprar uma tropa de bois. Diante da hipótese de ser considerado ladrão, Blau pensa objetivamente no suicídio.
Eram fazendeiros, trabalhadores e tementes a Deus. A família montou uma pequena hospedaria na fazenda, para o descanso dos tropeiros viajantes, pescadores cansados de viajar a pé, carro de boi ou no lombo dos animais.
É o lugar onde se passa toda a trama. ... Dependendo do enredo, a caracterização do mesmo torna-se de fundamental importância, como, por exemplo, os romances regionalistas. Narrador. Ele funciona como um mediador entre a história que ora é narrada e o leitor (ou ouvinte).