O tom é um intervalo contendo 3 notas. Por exemplo: se você partir de dó e quiser chegar até ré, entre essas notas você tem dó#. ... Por exemplo: da nota dó para a nota dó# temos um semitom, da nota dó# até a nota ré mais um semitom, então da nota dó até a nota ré temos o intervalo de um tom.
Um tom corresponde à passagem entre duas teclas brancas, um semitom representa a transição de uma tecla branca para uma tecla preta, o que significa um sustenido ou um bemol. Medimos, como em matemática, a diferença entre as notas. É fácil: um tom corresponde à distância de dois semitons.
A Tonalidade da música será um grau acima desse último sustenido. Veja o exemplo a seguir: Temos uma armadura com 3 sustenidos (Fá, Dó Sol), o último sustenido então é o sol. Portanto a Tonalidade será Lá Maior ou Fá# menor, relativo da tonalidade maior.
Semitom: É o menos intervalo entre dois sons que se utiliza na música ocidental (1/2tom). ... Tom: É o intervalo de som formado por dois semitons. Ex: Sol, Lá Uníssono: São dois sons de mesma altura.
Ela fica dessa forma: T-T-ST-T-T-T-ST. Nesse sentido, cada intervalo entre uma nota e o acidente é meio-tom ou um semitom. Assim, entre o dó e o dó sustenido você tem um semitom de intervalo, de dó sustenido para o ré mais um semitom. Entre o dó e o ré você tem um tom.
Semitom – É o menor intervalo existente entre dois sons que o ouvido humano ocidental pode perceber e classificar. Tom – É o intervalo existente entre dois sons, formado por dois semitons. A escala diatônica é formada por 5 tons e 2 semitons e estes são chamados de NATURAIS.
Escalas diatônicas Maiores
Por exemplo: Nesse caso um tom acima (duas casas a frente no violão). * Nesse caso seria distância, chamado de intervalo em música. ** O mesmo vale para notas tocadas individualmente. Lembrando que, no dia-a-dia musical, podemos nos referir a "Tom" como a distância entre duas notas ou como expliquei no acima.