O dióxido de titânio, também conhecido como óxido de titânio ou titânia, é o óxido natural de titânio, fórmula química TiO 2. Quando usado como pigmento, é chamado de titânio branco, pigmento branco 1. Quando usado como coloração alimentar, ele possui o E número E171. ...
O dióxido de titânio é usado nos cosméticos e nos produtos de cuidados da pele como um pigmento, espessante e aditivo protetor solar. Devido a seu alto índice de refração, o dióxido de titânio tem grandes capacidades de absorção de luz UV, dando-lhe habilidade superior de proteção da pele dos raios ultravioleta.
O dióxido de titânio é um pigmento branco inorgânico, bastante usado em cosméticos, tintas e corantes de alimentos. Tem uso bastante comum também em bloqueadores solares, em virtude de sua propriedade física de barrar a radiação da luz solar.
Atualmente uma tonelada de titânio custa cerca de US$12.000,00. O alto preço é o principal responsável pela produção do metal limitar-se a 50.000 toneladas anuais, bem abaixo do potencial minerário do metal.
A dureza Vickers do titânio comercialmente puro varia entre HV, enquanto a dureza de ligas de titânio termicamente tratadas varia entre 2 HV.
O titânio pode ser utilizado para a produção de ligas com ferro, alumínio, vanádio e molibdênio, entre outros elementos, para aumentar a resistência mecânica, utilizada na indústria aeroespacial (motores, mísseis e foguetes).
O dióxido de titânio é um corante presente em balas, doces, gomas de mascar e até pão. Um estudo feito por uma universidade norte-americana concluiu que essa substância prejudica o funcionamento do intestino e reduz a absorção de vitaminas. O Fala Brasil foi descobrir se ele realmente faz mal à saúde.
Caulim calcinado para substituição do dióxido de titânio aplicado em tintas.
Ele é mais forte que o aço, porém 45% mais leve. É 60% mais pesado que o alumínio, porém duas vezes mais forte. Tais características fazem com que o titânio seja muito resistente contra os tipos usuais de fadiga.