Texcoco foi uma cidade-estado aliada aos astecas. Hoje é uma cidade no Estado de México, no México.
Tenochtitlán era considerada a capital do Império Asteca durante o período Pós-Clássico da Mesoamérica. ... A palavra asteca significa "gente de Aztlan", uma importante cidade com localização desconhecida; asteca também compreende um termo usado para designar vários grupos, como mexicas, chalcas e huaxtecas.
Segundo a lenda, a cidade teria sido construída por povos oriundos do norte do atual México, ocupando uma ilhota existente no lago Texcoco. Utilizando a lama do próprio lago, a população foi formando as chinampas, que eram os locais construídos com essa lama ampliando a ocupação sobre o lago.
Lago de TexcocoLocalizaçãovale do MéxicoPaísMéxicoCaracterísticasTipolago fechado
Tenochtitlán Tenochtitlán foi fundada em 1325 e tornou-se capital no fim do século XV. A cidade originalmente se localizava em duas pequenas ilhas no lago Texcoco. Através da construção de ilhas artificiais, ela foi aumentada e passou a cobrir uma área de mais de 13 km2.
O Tlachtli era um esporte tão violento que provavelmente até Mascherano ficaria com um pé atrás de praticá-lo nos dias de hoje. Os movimentos rente ao solo e o peso da bola obrigavam jogadores a usarem proteções, mas isso não impedia que eventualmente cabeças fossem fatalmente rachadas por pancadas da pelota.
O cultivo agrícola dos astecas era muito próspero e isso deve-se, principalmente, à técnica de cultivo conhecida como chinampas. Nessa técnica, os astecas construíam ilhas artificiais nos canais do lago Texcoco, utilizando-se de material orgânico do fundo do lago.
Uma interessante técnica agrícola desenvolveu-se com a construção das chinampas. ... Dessa forma foi possível ampliar a produção agrícola. Além disso, os astecas também utilizaram de canais de irrigação que tornavam possível o plantio em regiões menos férteis.
Vale do México Os astecas foram um povo mesoamericano que se estabeleceu na região do Vale do México e formou uma das maiores civilizações pré-colombianas.