Trata-se de um meio originário de aquisição da propriedade imóvel por acessão, em decorrência do aumento vagaroso de terras à margem de rios, resultante do desvio das águas ou de enxurradas.
3 alagamento, dilúvio, enchente, inundação.
Quando for a gravidade, através de deslizamentos, por exemplo, dá-se o nome de colúvio. Quando, porém, o transporte for pela ação de rios, dá-se o nome de aluvião ou alúvio.
Os depósitos aluvionares, constituem uma área onde houve acúmulo de sedimentos clásticos (fragmentos de outras rochas). Que podem possuir tamanhos granulométricos dentre cascalho, areia ou lama. Os quais, foram depositados por um sistema fluvial (rios a cursos d'água), no leito (fundo) ou margens das drenagens.
Aluvião e avulsão são formas de aquisição da propriedade imóvel por acessão natural e estão previstas, respectivamente nos artigos 1.250 e 1.251 do Código Civil e nos artigos 16 a 22 do Código de Águas.
Os depósitos aluvionares, normalmente muito férteis para a agricultura, tem sido fator da maior importância para o desenvolvimento das sociedades humanas.
1. Forro do cabedal para reforçar a parte do calçado que cobre o calcanhar. 2. Forro que serve para reforçar um estofo.
1. Grupiara. Cascalheira (depósito de cascalho aurífero lavado) depositada na beira de córrego ou rio, acima do nível de suas águas. A palavra deriva do tupi "ku'ru" = seixo + "pi'ara"= que fica.
A avulsão ocorre quando uma porção de terra é destacada violentamente, mas de maneira natural, de um imóvel e incorporada a outro, havendo portanto a consolidação em uma só coisa. Código Civil, art. 1.251.