A volatilidade está ligada à facilidade que a substância tem de passar do estado líquido para o gasoso. A volatilidade está ligada à facilidade que a substância tem de passar do estado líquido para o gasoso, logo as substâncias que evaporam mais facilmente são substâncias mais voláteis. ...
Pode-se dizer que para saber se uma solução é mais volátil é necessário fazer uma comparação entre o ponto de ebulição e a pressão de vapor delas. Sendo assim, a substância mais volátil será aquela que tiver o menor ponto de ebulição e mais baixa pressão de vapor.
Na química, uma substância considerada volátil é aquela que passa facilmente do estado líquido para o gasoso – enquanto uma substância não-volátil dificilmente evapora na temperatura ambiente. O álcool e a acetona, por exemplo, são considerados muito voláteis – pois, em temperatura ambiente, evaporam rapidamente.
Regra geral: Quanto menos intensas forem as forças intermoleculares, mais volátil será a substância e menor será a sua temperatura de ebulição (T.E.).
A volatilidade é uma variável econômica que representa a intensidade e a frequência que acontecem as movimentações do valor de um determinado ativo, dentro de um período de tempo. Achou confuso? Vamos simplificar então. De uma forma mais simples, podemos dizer que volatilidade é a forma de medir a variação um ativo.
A Crioscopia é o estudo da diminuição do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto não-volátil. ... O fenômeno da Crioscopia ocorre quando se adiciona um soluto não-volátil a um solvente, as partículas deste soluto dificultam a cristalização do solvente dando origem à propriedade descrita.
A substância mais volátil é a que tem a maior facilidade pra evaporar, isso é: a que tem a pressão de vapor mais alta! Daí fica fácil de ver que é a substância 1, pois se compararmos todas na mesma temperatura a 1 é a que tem a maior pressão de vapor sempre.
Na química, a pressão de vapor é a pressão exercida sobre as paredes de um recipiente fechado quando a substância nele contida evapora, convertendo-se em gás. Para descobrir a pressão de vapor em dada temperatura, use a equação de Clausius-Clapeyron: ln(P1/P2) = (ΔHvap/R)((1/T2) - (1/T1)).