A malaxofobia é caracterizada por ser um medo irracional de criar intimidades nas relações e, até mesmo, criar laços emocionais. Assim sendo, a pessoa com essa fobia sofre com uma grande ansiedade ao apenas pensar em se relacionar com outros, de forma amorosa.
Uma das razões que fazem as pessoas evitarem relacionamentos é o medo da perda. O caso é que, a partir do momento em que se cria uma relação com alguém, você precisa estar pronto para perder aquele alguém a qualquer momento. Seja por opção do outro ou por circunstâncias fatais da vida.
Quem sofre de filofobia (do grego, filo = amor e phobos = medo), tende a responder de maneira fóbica, se esquivando da possibilidade de aprofundar relações ou vínculos afetivos.
Com a ajuda de um psicólogo você poderá entender essa origem e também poderá superar encontrando um equilíbrio emocional para uma vida amorosa mais satisfatória. A Terapia Cognitivo Comportamental é hoje a psicoterapia mais indicada para tratar fobias e transtornos de ansiedade. Procure um profissional.
Todos nós tememos a morte, pois ela é uma tendência natural do ser humano. Temer a morte, até certo grau, é saudável. Pois, se você não teme a morte, você pode colocar a sua vida e a de outras pessoas em muitos perigos significativos que, de fato, podem ameaçar a vida.
Filofobia é o medo irracional de amar ou se apaixonar por alguém.
Filofobia é o medo irracional de amar ou se apaixonar por alguém. Este tipo de fobia pode ser desencadeada a partir de um intenso trauma emocional relacionado com o sentimento de amor. Mas, em alguns casos, a filofobia também pode se apresentar como uma doença crônica.
Para conseguir superar o medo do compromisso vai ser preciso, em primeiro lugar, reconhecer que ele existe. E depois, procurar saber do que é que se tem medo exatamente. Sim, porque a maioria das pessoas não tem medo do casamento em si, mas das suas implicações e seu do potencial insucesso.