Isenção de taxas é a dispensa do pagamento de valores cobrados sobre determinados serviços. ... Por exemplo: A isenção de taxa de inscrição em concursos públicos é estabelecida para pessoas que estiverem escritas no Cadastro Único e para os integrantes de família de baixa renda.
Significado de Isenção substantivo feminino Desobrigação do pagamento de certos impostos ou taxas: isenção de imposto de renda.
A isenção tributária é conceituada como um ato de dispensa do crédito tributário que tem natureza infraconstitucional e que impede o nascimento de origem do tributo, conforme dispõe o artigo 175 do Código Tributário Nacional.
É o próprio poder público competente para exigir tributo que tem o poder de isentar. A União, com o advento da atual Constituição Federal, não pode mais instituir isenções de tributos da competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios (art. 151, inciso III, da Constituição Federal 1988).
1 dispensa, liberação, desobrigação, desencarregamento, desincumbência, dispensação, escusa, exoneração, perdão.
Isenção de taxas O indivíduo isento não tem mais qualquer obrigatoriedade de determinados emolumentos ou taxas – ele possui dispensa no pagamento de valores que são cobrados sobre alguns serviços. Grande parte desta ação de isenção possui um requisito ou exigência.
Isento é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que se encontra dispensado, desobrigado ou livre de determinada situação ou condição. Este termo também pode se referir ao indivíduo que apresenta um caráter imparcial em relação a algo.
A isenção tributária consiste na dispensa legal do pagamento de um tributo que é devido. Ela não é considerada como uma causa de não incidência tributária, uma vez que, mesmo com a aplicação da isenção, os fatos geradores continuam acontecendo e gerando obrigações.
A isenção imprópria refere-se a situações de não incidência declarada expressamente pela lei da hipótese de incidência do tributo. Exemplo disso é a lei do imposto de renda que expressamente diz não incidir o referido imposto federal sobre verbas indenizatórias de dano moral.
A isenção, conforme (ALEXANDRE, 2014, p. 482) é a "dispensa legal do pagamento do tributo devido". ... Assim, o surgimento da isenção ocorre após o surgimento da obrigação tributária e antes do lançamento do crédito tributário, ou seja, não é lançado o valor devido do tributo a ser pago.