Esta, que é a terceira letra do Hino, foi escrita somente em 1906 por Osório Duque-Estrada. Quanto à música, foi composta com o nome de "Marcha Triunfal", em 1822, por Francisco Manuel. (2) A palavra "sus" é uma interjeição que vem do latim sus: "de baixo para cima"; que chama à motivação: erga-se!, ânimo!, coragem!
Consta que era tanto o gosto popular pela melodia do velho hino que, ainda sem letra, a ele foi incorporada uma versão marota, na parte introdutória, cuja autoria foi atribuída aos adversários de Floriano Peixoto, como pretexto para hostilizar o governo nas solenidades oficiais.
Um hino nacional é geralmente uma composição musical patriótica que evoca e elogia a história, as tradições e as lutas de seu povo, reconhecidas pelo governo de um país como a canção nacional oficial símbolo do Estado, ou por convenção, através do uso pelo povo.
O Hino Nacional brasileiro é um dos símbolos nacionais de nosso país, segundo a legislação em vigência. A melodia do Hino Nacional foi composta por Francisco Manuel da Silva, em 1831, por conta da abdicação de d. Pedro I, e a letra foi escrita por Joaquim Osório Duque-Estrada, em 1909, e escolhida em um concurso.
SALVE! BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE, SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO, A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE. GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA, ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO, E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.
O cerimonial prescrita que o Hino Nacional será executado por ocasião do hasteamento ou arriamento da Bandeira Nacional (letra "a" do inciso I), e nesta ocasião direito a continência do militar, do civil, atitude de respeito, de pé e em silêncio, (Art. nº. 30 da Lei nº. 5.700).
Hino 7 de Abril O Hino Nacional Brasileiro foi elaborado com intuito de comemorar a Independência do Brasil, que ocorreu em 07 de setembro de 1822. Primeiro o hino foi chamado de "Hino 7 de Abril" por conta da renúncia de Dom Pedro I (17), depois levou o nome de "Marcha Triunfal" e por fim "Hino Nacional".
Hino oficializado pelo Decreto nº 15.671, de 6 de setembro de 1922, na versão composta por Francisco Manuel da Silva em 1822 (música) e por Osório Duque Estrada em 1909 (letra) – se bem que alguns versos apócrifos tenham sido acrescentados à composição original de Estrada e incorporados definitivamente ao hino.
O hino nacional é um símbolo da pátria, representa o nosso povo e a valorização do nosso país. Ele tem a letra de Joaquim Osório Duque Estrada e a música de Francisco Manoel da Silva. Surgiu na época da independência do Brasil. Traz o contexto desta época.
Significado de Hino Cântico, poema de invocação ou adoração que se canta nas igrejas. ... Os hinos são conhecidos desde os primórdios da história e constituem uma das mais antigas formas assumidas pela poesia.