"O afrofuturismo é um movimento artístico, cultural e filosófico. A nomenclatura é um termo posterior a movimentação, mas quem traz a prática e entende isso é Sun Ra, que se inspirou nos antigos egípicios. ... A perspectiva afrofuturista vai olhar o passado, para projetar práticas do presente que possibilitem um futuro.
O afrofuturismo é um movimento artístico, cultural e filosófico. A nomenclatura é um termo posterior a movimentação, mas quem traz a prática e entende isso é Sun Ra, que se inspirou nos antigos egípicios. ... A perspectiva afrofuturista vai olhar o passado, para projetar práticas do presente que possibilitem um futuro.
Movimento cultural, estético e político que se manifesta no campo da literatura, do cinema, da fotografia, da moda, da arte, da música, a partir da perspectiva negra, e utiliza elementos da ficção científica e da fantasia para criar narrativas de protagonismo negro, por meio da celebração de sua identidade, ...
Como movimento artístico-cultural, surgiu nos anos 60 pelas mãos do músico estadunidense Sun Ra, considerado o pai da estética sci-fi aliada à negritude.
O afrofuturismo é um movimento cultural, social e político, cuja produção promove o encontro entre ficção científica, tecnologia, realismo fantástico, ancestralidade, mitologia e diáspora africana negra.
O termo foi cunhado em 1993 por Mark Dery, mas na década de 1950 já existiam produções afrofuturistas na arte. ... E foi em 1994 que o crítico cultural Mark Dery publicou um ensaio chamado Black to the Future, escrevendo sobre características artísticas em comum na ficção científica e na música afro-americana.
Apenas em 1994 o Afrofuturismo tornou-se de fato um movimento cultural, graças ao escritor americano Mark Dery, que trouxe para um ensaio batizado "Black To The Future: ficção científica e cybercultura do século XX a serviço de uma apropriação imaginária da experiência e da identidade negra" a definição da estética ...
Mais do que um gênero artístico, o afrofuturismo é um movimento estético, social e cultural, combinando elementos da ficção científica com história, fantasia e temáticas não-ocidentais com o objetivo de retratar os dilemas negros e, ainda, interrogar eventos históricos relacionados ao racismo global.