Soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) ou GTAW (Gas-Shielded Tungsten Arc Welding) é um processo que utiliza um eletrodo sólido de tungstênio não consumível. O eletrodo, o arco e a área em volta da poça de fusão da solda são protegidos por uma atmosfera protetora de gás inerte.
Uma desvantagem no processo TIG é que o trabalho só pode ser realizado em local coberto ou protegido; se utilizada no campo, a soldagem TIG sofre a influência da circulação de ar no local e a proteção fornecida pelo gás inerte é prejudicada; outra desvantagem é que na soldagem de chapas grossas sua produtividade é ...
Vantagens e limitações do processo de soldagem TIG
Vantagens da Solda Tig A Solda TIG é um processo refinado, que oferece acabamento superficial superior, e não é necessário realizar a remoção de escória após o procedimento. Esse método também não produz respingos e possui excelentes características mecânicas.
A soldagem TIG pode ser utilizada numa ampla gama de metais, como: aços carbono de baixa liga, aços inoxidáveis, ligas de alumínio, níquel, cobre e magnésio, chapas de espessuras finas e materiais não similares.
DescontinuidadesDescontinuidadesMétodo de inspeçãoInclusão de escóriaAPD2Falta de fusãoDNAFalta de penetraçãoAPNAMordeduraAPD
Os eletrodos revestidos devem ser armazenados sobre estrados ou prateleiras, em estufas que atendam as condições a seguir:
Vantagens: - Elevada velocidade de soldagem - Maiores taxas de deposição - Boa integridade do metal de solda - Processo de simples utilização - Melhor ambiente de trabalho e melhor segurança para o operador Desvantagens: - Limitado às posições de soldagem plana e horizontal em ângulo.
Com o processo TIG, o calor vem de um arco elétrico que flui entre o eletrodo em uma tocha manual e o metal sendo soldado. O arco e o metal fundido são protegidos por um gás inerte, que protege o eletrodo e o metal base de oxidação.